quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Shakespeare, O grande Dramaturgo.

Com mais de dois meses de blog e com tantas postagens, hoje me peguei pensando porque ainda não havíamos feito um post sobre Shakespeare, um dos mais importantes dramaturgos do mundo.
Um artista tão importante como ele merece um espaço no Plano B e é hoje que vamos ter a honra de colocá-lo nesse espaço, colocar este alguém que se eternizou por suas obras irrevogavelmente incríveis. 

Shakespeare nasceu em 1564 na cidade inglesa de Stratford-Avon, onde desde muito novo já mostrava interesse pela escrita. No ano de 1591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural, onde começou a escrever sua primeira peça chamada "Comédia dos Erros". Nesta mesma época ele escreveu aproximadamente 150 sonetos. No ano de 1594, Shakespeare entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain dando início então a sua trajetória de grande reconhecimento. 
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso por tratarem de temas vividos pelas pessoas, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

Suas principais obras foram:  O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade, Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet, Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Shakespeare morreu no mesmo dia do seu aniversário, 56 anos depois. Apesar de várias especulações sobre as causas, nenhuma nunca foi confirmada. 

Desde que as obras de Shakespeare ganharam reconhecimento elas passaram a ser as mais reproduzidas no mundo todo e ainda são.
Deixo vocês, então, com fotos de reproduções das mais importantes obras dele.


"Romeu e Julieta" (1° versão adaptada para o Cinema).




Pintura da obra "Sonho de uma noite de verão":







Atores Brasileiros em cartaz com a obra "A comédia dos erros"







                                  "Ser ou não ser, eis a questão"

                                     (William Shakespeare Hamlet)




Nenhum comentário:

Postar um comentário