Nos primeiros eventos ocorreram torneios com oito ou dezesseis lutadores promovidos pela organização Semaphore Entertainment Group (SEG) em associação com a Wow Promotions (liderada por Art Davie e Rorion Gracie).O primeiro torneio ocorreu em 1993 com o objetivo de revelar o melhor lutador do mundo sem importar qual Arte o mesmo dominava. Os participantes tinham que ganhar três lutas para se tornarem campeões da competição. Nessa primeira edição do UFC, quem ganhou foi o Royce Gracie da popular "Família Gracie"
Por não ter muitas regras na época, o UFC era conhecido como "no holds barred fighting" (luta de ringue sem restrições), portanto era muito brutal e violento, o que gerou diversas críticas.Desde sua primeira edição, os eventos ocorrem em ringues com forma de octógono, fechado por uma grade. Nunca se registrou morte.
O UFC tornou-se um sucesso da televisão na modalidade pay-per-view. A natureza do esporte logo chamou a atenção das autoridades e eventos do UFC foram banidos de diversos estados americanos. Após repetidas críticas e diversos protestos feitos pelo senador republicano do Arizona, John McCain, o Ultimate saiu dos principais pay-per-views. O Ultimate continuou a ser exibido no pay-per-view da DirecTV, porém com audiência bem menor.
Por essas pressões políticas que levaram à sua decadência, o UFC se reformulou. De forma lenta, foram sendo criadas mais regras limitando a versatilidade do esporte, sob a supervisão de comissões atléticas, visando ao aumento da aceitabilidade social. Deixando de lado o slogan "não há regras" (there are no rules) e criando a denominação "artes marciais mistas" (mixed martial arts), o UFC ressurgiu de seu isolamento para se tornar mais socialmente aceitável, recuperando sua posição na tv a cabo. Continuando a trabalhar com as comissões atléticas que controlavam a modalidade, eventos passaram a ser realizados em lugares menores como Iowa, Mississippi, Luisiana, Wyoming e Alabama. O SEG não conseguiu realizar vídeos do UFC 23 ao UFC 29. Junto com outros eventos nas seções americanas, o UFC conseguiu o primeiro evento sancionado de artes marciais mistas no dia 30 de setembro de 2000, em Nova Jérsei.
Arena do Rio de Janeiro |
Pra quem não conhece muito bem o UFC, eu vou explicar melhor como são divididas as lutas e especificar as regras.
O UFC se divide nessas categorias de pesos:
- Mosca (Flyweight)new - até 56,7kg
- Galo (Bantamweight) - 61,2kg
- Pena (Featherweight) - até 65,8kg
- Leve (Lightweight) - até 70,3kg
- Meio-Médio (Welterweight) - até 77,1 kg
- Médio (Middleweight) - até 83,9kg
- Meio-Pesado (Light Heavyweight) - até 93,0kg
- Pesado (Heavyweight) - até 120,2kg
Regras Básicas: Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos com 3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.
Quando um lutador defende mais de duas vezes o cinturão tem o direito de escolher com quem lutar, no caso quem vai lhe render mais dinheiro, ja que não existe o critério de melhor lutador ou quem ganha mais lutas. Por isso nem todas as lutas são surpreendentes como no antigo Pride onde o melhor vencia.
Os resultados das lutas se definem com:
- Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
- Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
Ps: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.
- Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
- Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:
Decisão médica - Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.
Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.
Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
- Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc.
Cada campeão detém um cinturão que sempre é desafiado por outros lutadores do evento. Abaixo estão os atuais Campeões de cada categoria. Porém nos primeiros eventos o campeão era definido por torneio sem distinção de peso.
Peso Pesado: Júnior dos Santos(Brasileiro)
Meio-Pesado: Jon Jones(Estadunidense)
Peso Médio: Anderson Silva(Brasileiro)
Meio-Médio: Carlos Condit(Estadunidense)interino
Peso Leve: Benson Henderson(Estadunidense)
Peso Pena: José Aldo(Brasileiro)
Peso Galo: Renan Barão(Brasileiro)interino
Peso Mosca: Demetrious Johnson(Estadunidense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário