quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Olá pessoal. Saindo agora de Jorge Amado, toda semana teremos um tema diferente, abrangendo todos os gêneros literários, a fim de agradas todos os nosso leitores. E o tema dessa semana é:

 O Cristianismo Questionado

Livros que questionam, satirizam e criticam um dos temas mais discutidos ao longo dos tempos.

Religião sempre foi um dos temas mais polêmicos da história, portanto não faltam pessoas para escrever sobre isso. Afinal,se dá polêmica e discussão,dá dinheiro.
Listamos aqui alguns livros com essa temática que causaram muita discussão e que valem a pena serem lidos.


A Mão Esquerda de Deus


Autor: Paul Hoffman
Resenha: O Santuário dos Redentores é um lugar desolador. Um lugar onde a esperança e a alegria não são bem vindas. A maior parte dos meninos que habitam o lugar foi levada para lá muito nova e contra a vontade. Eles padecem sob o regime opressor dos Lordes Redentores, cuja violência e crueldade têm como único propósito honrar a memória do Redentor Enforcado – e passam suas vidas prisioneiros dos corredores labirínticos e tortuosos do Santuário, um lugar com séculos de história e segredos, e que ninguém conhece por completo... No meio desses corredores há um menino. Talvez ele tenha 14 anos, talvez 15: ninguém sabe ao certo. Lá dentro é chamado de Thomas Cale. Seu verdadeiro nome, já esqueceu há muitos anos. Ele já esqueceu tudo de sua antiga vida. Em breve, será a testemunha de um ato horrendo. E é neste momento que começará a sua extraordinária vida futura.
Conheça o Anjo da Morte!


*********************************************************************************

Apesar de “A mão esquerda de Deus” não falar explicitamente sobre o cristianismo, é uma critica mais que direta sobre a fé cultuada pelos cristãos .De certa forma, Paul Hoffman satiriza o cristianismo e a fé cega das pessoas.
Ele faz várias alusões ao cristianismo,como o Redentor Enforcado, a obrigação dos redentores a amar o Redentor sob qualquer circunstância, a peregrinação dos Redentores para disseminar a fé no seu "mestre'', como as cruzadas na idade média, entre outras coisas.
Recomendo este livro para quem gosta de histórias sangrentas e para quem tem muita paciência, pois a habilidade de Cale –protagonista da trama-como A Mão Esquerda de Deus só começa a ser evidenciada no 2º livro da serie.Além do que o começo do livro é, sinceramente, entediante mas conforme a trama vai se desenvolvendo ele começa a pegar um ritmo mais rápido e estimulante e ao chegar ao final,o leitor se vê desesperado pelo segundo livro da trilogia:” As Últimas Quatro Coisas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário