quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Então pessoal, continuando com o nosso especial sobre o renomado Jorge Amado, resolvemos colocar desta vez uma leitura mais distraída, uma comédia, mas que ainda assim tem uma nuvem filosófica que envolve sutil e profundamente a história. Confiram.

A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO D`ÁGUA


       

Autor: Jorge Amado
Ano: 1959
Gênero: Comédia
Sinopse: Quincas (Paulo José) é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D’Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.


*********************************************************************************

Tudo começa quando Quincas morre pela primeira vez, moribundo em sua cama, e a família, que já o considerava morto há tempos, realizam seu velório. Quando ninguém vigia o corpo, os amigos de Quincas o arregam e fazem um velório decente, com cachaça, salame e reza. E é assim que a história se desenrola, com Quincas e seus quatro amigos perambulando e festejando por toda a Salvador em luto.
Então levam Quincas à sua amada Quitéria de Olho Arregalado; com quem dança a noite inteira. Por fim, todos eles vão para uma peixada no mar. Há um anúncio de tempestade, mas eles o ignoram. Quando esta finalmente chega, não se sabe como, Quincas põe-se de pé e pula no mar, com sua derradeira frase; despedindo-se, fazendo jus a seu apelido de capitão.
É uma comédia que também aborda profundamente questões sobre o sentido da vida, mas de um modo bem agradável, pouco tedioso. Se refere a fase espírita da vida de Jorge Amado, posto que esta obra foge da temática do autor.
Ela também critica amargamente a burguesia e evidencia o contraste e explorações sofridas pelos sertanejos. Mas é uma ótima leitura, a história de Quincas, o morto mais animado que muito vivo por aí.

*Nota: o livro também ganhou, em 2009, uma adaptação para o cinema com o mesmo nome. Também vale a pena assitir.

*********************************************************************************
LINK TRAILER DO FILME



Nenhum comentário:

Postar um comentário