UM SÁBADO QUALQUER
e
BOTECO DOS DEUSES


Autor: Carlos Ruas
Resenha: Crianças são imaginativas, isso não há como negar. Durante nosso processo de descoberta do mundo, tendemos a criar imagens para tudo. E com a religião não é diferente. Quem recebeu uma educação cristã, como a maioria das pessoas no Brasil e em Portugal, não conseguia imaginar Deus sem criar uma imagem Dele. Acredita-se que a mais comum do universo infantil seja aquela de um senhor barbudo (às vezes calvo) que observa todos os nossos atos, aprovando-os quando bons e castigando-os quando maus.
*********************************************************************************************************************
Não se deixe enganar pelo nome! "Um Sábado Qualquer" vem do nome do blog do autor, Carlos Ruas, onde as histórias são originalmente publicadas.
Os dois livros satirizam a criação divina, o homem e a fé, mas de um modo tão leve e descontraído que nem deveria ser rotulado como sendo de Humor Negro; além do mais, Ruas cria uma personificação de Deus tão, digamos, fofinha (parece tosco, mas quando você ler verá que é verdade) que não tem como não gostar. Desde os mais céticos até aos crentes mais fervorosos, ateus, evangélicos, asiáticos, americanos, cientistas, leigos... não há quem não ria com as tiradas inteligentes e divertidas que permeiam todas as histórias.
Os dois livros têm basicamente a mesma estrutura: uma sequência de tirinhas breves, que conversam entre si; a diferença entre eles é apenas que o primeiro livro ilustra situações somente com Deus e alguns personagens bíblicos e históricos, como Adão e Noé. Já no segundo, deuses de varias culturas e mitologias, como Zeus e Odin,m interagem com Deus e outros personagens não divinos tal como Freud, Darwin e Sócrates.
Uma obra muito interessante ou minimamente hilária. Um ponto de vista bem simples, quase infantil, de tratar a divindade e a religião.
*********************************************************************************************************************
Confiram o blog do autor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário