domingo, 7 de outubro de 2012


A origem dos jogos


As Olimpíadas se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C., onde existem escritos de pedra em ruínas do templo de Hera que comprovam esta data. Naquele período, os jogos eram realizados para os deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado, pois na cidade existia um grande templo em homenagem a ele.

Os jogos realizados no templo de Zeus, não permitia a entrada de mulheres no local, somente homens participavam e assistiam o evento. Aqueles que participavam dos jogos eram escolhidos após rígidas investigações de conduta, sendo que qualquer violação fosse punido severamente. Ainda, os participantes chegavam ao templo antes da data em que os jogos se iniciavam, pois obrigava que os participantes se preparassem seu corpo e mente para as competições.

Apesar de ter caráter religioso, os jogos eram utilizado para trazer a paz e a harmonia entre os gregos. Para os vencedores, era entregue uma coroa, alimento gratuito pelo resto de sua vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói de sua cidade.

Com a invasão romana sobre os gregos, os Jogos Olímpicos foram perdendo sua força e sua identidade. Os jogos foram realizados entre escravos e animais selvagens, o que foi proibido em 392 a.C. pelo imperador romano Theodosius I quando se converteu ao cristianismo, proibindo também toda e qualquer manifestação pagã na Grécia.
O ressurgimento dos Jogos e o resgate do espírito olímpico ocorreram cerca de 1.500 anos depois, graças aos esforços de um pedagogo e esportista francês, Pierre de Fredy, o barão Pierre de Coubertin. Pierre afirmou de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, propondo a criação de uma competição mundialmente entre atletas amadores. 

Não por acaso, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna ocorreram em Atenas, Grécia, no ano de 1896. Nesta Edição, 285 atletas de 13 países participaram de provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Em 1924, foram criados também os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos - mas de forma alternada aos Jogos Olímpicos tradicionais. 

Depois surge uma importante inovação foi os Jogos Paraolímpicos. A inspiração veio em 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, eles se repetem, também de quatro em quatro anos, nos mesmos anos e nas mesmas cidades dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário