terça-feira, 25 de setembro de 2012

Nova Cena Musical Brasileira - Parte1


Música é sempre um assunto delicado. Não que eu não goste de discuti-lo, é até divertido pra mim, mas é extremamente delicado porque muitas pessoas gostam de simplesmente julgar algo pelo que parece ser e decidir se gostam ou não sem ao menos ter ouvido antes. E quem nunca ouviu –ou mesmo disse- que não existe nada de bom na atual música brasileira? Tem sempre alguém dizendo que boa mesmo era a época do Chico Buarque, que hoje em dia todas as músicas têm a mesma melodia, que não existem mais letras com sentido, e o pior, que música boa mesmo só se encontra fora do Brasil. Só que isso acaba afetando a imagem de toda uma geração que, vivendo em um panorama social com inúmeros defeitos, prefere ignorar isso ao fazer músicas.
Primeiro de tudo quero que fique claro que a intenção aqui não é ofender nenhum estilo musical, eu respeito todos eles, só que quando dizemos “música brasileira” todo mundo se lembra dos hits que tocam na rádio, das músicas com apenas um verso que se repete incessantemente como se não houvesse nada a dizer, só escolher se você quer tchu ou tchá. Mas ai entra também uma questão de escolha, você escolhe ater-se somente a informação que chega pronta a você: as bandas supervalorizadas pela imprensa, e ainda quer generalizar? Digo, se você realmente gosta desse tipo de música, nada contra, e você acaba de encontrar algo com que se identifica, mas se você não gosta, porque não pesquisar mais?
Atualmente, o Brasil tem uma lista de bandas independentes invejável, sem contar os talentos espalhados por ai, quem nunca clicou por curiosidade em um vídeo no youtube e descobriu alguém com um dom incrível?
Pois bem, eu realmente gosto de música americana, e mais ainda de Chico Buarque, mas até quando os brasileiros vão gerar e cultivar esse preconceito contra sua própria música? Já passou da hora de valorizarmos o que produzimos e de pararmos de viver no passado. Coisas boas já foram produzidas aqui, com certeza, mas isso não quer dizer que nunca mais serão. E vale a pena lembrar que essa “resistência” ao novo não é de hoje, até mesmo o Chico Buarque, que usei tantas vezes como exemplo aqui, sofreu isso. Toda vez que algo marca época, cria-se a sensação que qualquer coisa depois disso será horrível, e não é assim.
E aqui vão minhas dicas
Já ouviram Apanhador Só? 2ois? Canto dos Malditos Na Terra do Nunca?Mallu Magalhães? Topaz? E Doyoulike? Esses são apenas alguns nomes que vem a minha cabeça no momento, mas existem tantos outros! Você pode não gostar de algum deles, mas encontrará letras com conteúdo, e a graça da música não estaria exatamente nisso? Em ouvir tudo que lhe chegar ou puder ouvir, ter repertório para dizer com propriedade se gosta ou não de algo?


Links:
Canto Dos Malditos na Terra do Nunca :  http://www.youtube.com/watch?v=JH5gJZ5DpH4

Nenhum comentário:

Postar um comentário